Vídeos

WEBCAFE: Conservação e Restauração Ambiental

A live contou com a participação de Marcelo Massahar Araki, engenheiro Agrônomo pela UFMG e Analista ambiental do IEF desde 2009, Dalyson Figueiredo Soares Cunha, Coordenador do Centro de Estudos e Desenvolvimento Florestal, e Jorge Augusto de Faria Filho (Jorginho), da Fazenda Santa Cruz, Município São Francisco do Glória/MG.


WEBCAFÉ: Conectando conservação e produção para a sustentabilidade

E em nossa primeira conversa, vamos falar sobre as ações ambientais incentivadas pelo projeto no estado do Rio de Janeiro por meio do mecanismo de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), uma iniciativa inovadora para incentivar a preservação.


BIOFOSSA - Conexão Mata Atlântica

Veja como foi o mutirão de implantação de bacia de evotranspiração (biofossa), método para tratamento de resíduos domésticos (água escura), que filtra e decanta as impurezas e reaproveita a água. Dessa forma, evita-se a poluição do meio ambiente (rios, lagos e lençol freático). (PSA Uso Múltiplo - Componente 2 - São Paulo)


Conexão Mata Atlântica é Conservação

Conservar as espécies é fundamental para preservar a vida no planeta!


Instituto Estadual de Florestas irá doar espécies de área nativa em Juiz de Fora

Reportagem em vídeo demonstra a importância do Projeto Conexão Mata Atlântica na restauração de áreas degradadas e capacitação de produtores rurais nas técnicas de manejo sustentável da água e do solo.

Juiz de Fora/MG


Conexão Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um hotspot mundial: um dos biomas mais ricos em biodiversidade do planeta, e também um dos mais ameaçados.


Produtos artesanais da biodiversidade - Dona Elza/Reginaldo

Os produtos artesanais que Dona Elza da Silva (in memoriam) desenvolve, a partir da matéria-prima da biodiversidade local, são um exemplo de produção sustentável a ser seguido. As bolsas e cestas, criadas a partir da palha da taboa, planta aquática que cresce naturalmente em ambiente de brejo, não agridem ou poluem o meio ambiente.

A arte com a palha, que a artesã aprendeu há mais de 40 anos, ajudou a criar os nove filhos e até hoje é uma importante fonte de renda da família. Há 35 anos, quando chegou na propriedade, que fica em um assentamento rural assistido pelo ITERJ, a terra era um vasto pasto degradado.

Uma área remanescente de Mata Atlântica foi conservada e duas nascentes que brotam dentro da propriedade estão em recuperação com incentivos do Programa Rio Rural e apoio do programa Água do Rio das Flores, parceiros do Conexão Mata Atlântica.

Barra do Piraí/RJ


Preservação e produção agroecológica - Carlos Rosa

Conheça um pouco da história dos agricultores familiares Carlos Martins Rosa e Maria das Graças, do município fluminense de Barra do Piraí, que encontraram o equilíbrio entre a produção agroecológica de hortaliças e a conservação de áreas remanescentes de Mata Atlântica.

A propriedade da família, adquirida há 13 anos por meio do programa de Reforma Agrária, foi beneficiada com recursos do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) pelos serviços ambientais prestados à sociedade. Os investimentos ajudaram na ampliação na capacidade de produção com a compra de insumos para adubação e equipamentos agrícolas.

Barra do Piraí/RJ


Conservação e inovações sustentáveis em áreas produtivas - José Ferreira Pinto

O cafeicultor José Ferreira Pinto tem adotado diversas ações de conservação e restauração no Sítio Malacacheta, em Varre-Sai. Além de proteger uma significativa área remanescente de floresta e desenvolver ações de restauração, José tem inovado com o cultivo de café sombreado, que pode ser aplicado a partir do consórcio com árvores nativas, madeireiras, adubadeiras ou frutíferas.

A tecnologia agrícola aumenta a fertilidade do solo, atrai polinizadores e melhora o microclima, protegendo os cafezais dos efeitos do sol que podem queimar folhas e grãos, reduzindo a produtividade. Com os recursos de PSA do projeto Conexão Mata Atlântica, o agricultor investirá em práticas para o controle de erosão e conservação do solo.

Varre-Sai/RJ


Primeira página| 1 | 2 | Última página

Total de 29 registros