Hoje, 5 de maio, é celebrado o Dia Mundial do Campo. Estima-se que a sua superfície, em todos os continentes, chegue a cerca de 24% ou 46 milhões de quilômetros quadrados. A data também serve para conscientizar sobre o impacto ambiental e uso sustentável dos recursos naturais, respeitando o bem-estar da sociedade e também do ecossistema local, afinal, segundo dados do último CENSO do IBGE, cerca de 16% dos brasileiros (mais de 29 milhões de pessoas) vivem em áreas rurais.
PSA no campo
Os campos são uma fonte de emprego e geram renda e riqueza para todo o país, trazendo benefícios para todos. O uso consciente e sustentável da área rural é um dos objetivos do projeto Conexão Mata Atlântica que tem como instrumento o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), incentivando à adequação ambiental e produtiva de propriedades rurais.
Na prática, o produtor que participa do PSA e colabora com práticas sustentáveis para preservar o meio ambiente é gratificado por seu trabalho, gerando benefícios para a população local.
Dentre as diferentes estratégias existentes no PSA, há tanto a compensação financeira para a recomposição da vegetação em áreas desmatadas, como a valorização financeira de práticas agrícolas de baixo impacto já desempenhadas pelos agricultores, que recebem os incentivos para adotar práticas sustentáveis.