Dada a sua característica de atuação em propriedades rurais, um dos objetivos do Projeto Conexão Mata Atlântica é caracterizá-las em relação à biodiversidade, por meio da aplicação de um documento intitulado Protocolo de Boas Práticas Agropecuárias. O objetivo é mapear os conflitos humano-fauna nas propriedades rurais aderentes ao Projeto Conexão Mata Atlântica, especialmente em relação à fauna silvestre, Conflito humano-fauna é a interação negativa envolvendo seres humanos e fauna silvestre, em decorrência de impactos reais ou percebidos e/ou de discordâncias entre os diversos grupos de interesse sobre as alternativas de manejo para solucionar os conflitos, comprometendo a coexistência humano-fauna.

Assim, com os dados obtidos no diagnóstico das propriedades rurais, visa-se a recomendação da implementação de medidas de mitigação para reduzir os conflitos, mediante ao Pagamento de Serviços Ambientais (PSA). Deste modo, procura-se atingir a convivência humano-fauna pacífica, protegendo tanto a biodiversidade como a produção agrícola.

O modelo de PSA envolvendo conflito humano-fauna adotado no âmbito do Projeto Conexão Mata Atlântica é parte integrante de um PSA mais genérico do projeto, e para contribuir especificamente sobre tais conflitos, foi elaborado o documento “Plano de Coexistência Humano-Fauna”, que se configura como uma ferramenta de PSA que prevê o mapeamento dos conflitos nas propriedades rurais, a identificação das espécies envolvidas, as medidas de mitigação adotadas para solucionar o problema e uma avaliação sobre o sucesso da implementação dessas práticas.

É preciso gerir os conflitos decorrentes da interação entre os seres humanos e a fauna silvestre, com vistas a promover sua coexistência pacífica. Identificar espacialmente os conflitos existentes na região do Projeto Conexão Mata Atlântica, com recomendação de ações indicadas para evitá-los ou mitigá-los, promoverá a melhoria das políticas públicas que afetam a qualidade ambiental e produtiva - além de contribuir para a produção de conhecimentos técnicos e científicos necessários a esta gestão de conflitos.