O Componente 3 do Projeto é implementado exclusivamente no estado de São Paulo e está focado no aumento da eficácia e sustentabilidade financeira das Unidades de Conservação (UCs) ao longo do Corredor da Serra do Mar e promoção de atividades econômicas sustentáveis em suas Zonas de Amortecimento.

A estratégia adotada para o Componente 3 do Projeto concentra-se na aplicação combinada de mecanismos de gestão de áreas protegidas e de mercado (incentivos) para promover o incremento e manutenção das superfícies de Mata Atlântica em terrenos privados na Zona de Amortecimento (ZA) de Unidades de Conservação (UCs), com ênfase nas áreas que constituem corredores biológicos. Os instrumentos de mercado a serem utilizados pelo Projeto são.

  • Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); : no âmbito do Componente 3, são implementados os PSA de Uso Múltiplo, que visam a conversão produtiva e boas práticas para incremento de carbono e biodiversidade, em São Francisco Xavier em São José dos Campos, na Zona de Amortecimento da Estação Ecológica de Bananal, Zona de Amortecimento do Núcleo Itariru do PESM: Peruíbe, Pedro de Toledo, Itariri e Miracatu.
  • Certificação (CERT) que contribua com a adequação ambiental da propriedade e adoção de boas práticas de produção: o projeto oferece apoio para obtenção de selos para diferentes produtos e mercados, como, Florestal: FSC, CERFLOR; Sustentabilidade: Rainforest Aliance; Orgânico: Certificação por Terceira Parte, Sistema Participativo de Garantia (SPG), Organismo de Controle Social (OCS); Agroecológico: Protocolo de Transição Agroecológica
  • Apoio a Cadeias de Valor Sustentáveis (CVS) e produtos da sociobiodiversidade: o Projeto oferece suporte para estruturação de planos de negócio com aporte de recursos para a valorização das cadeias produtivas do território que visam agregar valor em sementes e mudas de frutíferas, meliponicultura, Sistemas Agroflorestais (SAF).
  • Preparar produtores adicionais com assistência técnica para adotar no futuro práticas sustentáveis: o projeto oferece suporte para aprimorar as técnicas implementadas pelos produtores, com o objetivo de melhorar o desempenho da produção e incentivar novos usos que incluam práticas sustentáveis como, saneamento rural, apicultura, coexistência humano-fauna e controle de javali.

Além destes instrumentos o Projeto aborda o fortalecimento institucional de 4 Unidades de Conservação que serão acompanhados por meio da avaliação da efetividade de gestão, com a aplicação da ferramenta “Management Effectiveness Tracking Tool - METT” (WWF, 2007). Responsável: SP (Fundação Florestal). 

As UC que integram o Componente 3 são: O Parque Estadual Serra do Mar (Núcleo Itarirú e Santa Virgínia), Estação Ecológica de Bananal e Área de Proteção Ambiental de São Francisco Xavier.






Veja também