Notícias

20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia coloca a sustentabilidade em destaque 

Representantes do projeto Conexão Mata Atlântica ocuparam parte do estande do MCTI com informações sobre a iniciativa 

Entre os dias 17 e 22 de outubro, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, foi palco da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Este ano, o evento abordou o tema "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável", em sintonia com o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, reconhecendo a importância dessas disciplinas para alcançar vários dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. 

O evento contou com uma programação aberta à comunidade e proporcionou a milhares de estudantes uma oportunidade única para explorar conceitos científicos, tecnológicos e sustentáveis. 

No estande do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), representantes do Projeto Conexão Mata Atlântica explicaram aos participantes como essa iniciativa, coordenada pelo MCTI, destaca no cenário de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável de um dos biomas mais importantes do Brasil. 

Estudos de monitoramento do Projeto Conexão Mata Atlântica apontam para o sucesso do programa nas áreas em que foi implementado. Segundo Let​i​​     ​cia Ass​e​​     ​ncio, analista da FINATEC, a adesão e a procura por parte dos produtores rurais aumentaram consideravelmente ao longo dos anos, e há propostas para que novas iniciativas surjam a partir do que tem sido o CMA. “Representantes dos estados relatam listas de espera​     ​ de produtores ansiosos por novos editais. Dentro do projeto, ​​​há ações​ capacitação dos agentes de mobilização local, ensinando-os a criar novos projetos para captar recursos de diferentes fontes, tanto nacionais quanto internacionais. O Conexão Mata Atlântica está consolidado, permitindo que os produtores continuem com ações para a preservação da bacia do Vale do Paraíba do Sul”, comentou Letícia. 

Já Leandro Pedron, diretor do Departamento de Programas Temáticos do MCTI, ressaltou a relevância do Projeto Conexão Mata Atlântica como uma iniciativa de diversos agentes que se uniram com o objetivo de preservar o hotspot. "Nós precisamos cuidar dos biomas que temos, e um deles é a Mata Atlântica. O projeto visa atender às populações que vivem nessas regiões, buscando uma agricultura sustentável e a redução das emissões de carbono. A Mata Atlântica não é apenas um bioma para exploração, mas também uma oportunidade de desenvolvimento sustentável, regeneração de áreas e produção sustentável com base científica", disse Leandro. 

A presença do Projeto Conexão Mata Atlântica na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia destaca o compromisso contínuo do Brasil com a conservação ambiental, o desenvolvimento sustentável e o papel da ciência básica em alcançar esses objetivos.