Notícias



O Projeto Conexão Mata Atlântica, gerido em Minas Gerais, pelo Instituto Estadual de Florestas – IEF vem realizando uma série de webinários. Nesta terça-feira (5), o tema apresentado foi a “Agroecologia e a Produção de Orgânicos”, com transmissão pelo YouTube IEFMata. O evento contou com as apresentações do produtor agroecológico e de orgânicos, Roberto Correia e da pesquisadora da Empresa de Pesquisa e Agropecuária de Minas Gerais – Epamig, Madelaine Venzon.

Roberto é proprietário da fazenda Santa Elenice, em Monte Verde, distrito de Juiz de Fora, na Zona da Mata. Há cinco anos, ele e a família administram a propriedade e dão ênfase a produção agroecológica e orgânica. Além da produção, a família se dedica ainda a organizar cursos para ampliar o conhecimento na área.

Depois de apresentar sua forma de plantio, planejamento e objetivos, Roberto concluiu que “o projeto Conexão Mata Atlântica proporcionou ao meu negócio um ganho e um avanço técnico que possibilitou concretizar em três anos um planejamento que havíamos feito para pelo menos 10”.

A integração entre as instituições, que aliás está no DNA do projeto Conexão Mata Atlântica, foi ressaltado na fala da pesquisadora Madelaine Venzon. O enfoque do seu trabalho ficou por conta do controle biológico de pragas dentro das produções agroecológicas e orgânicas. “Nosso trabalho é feito com muitas vivências nas propriedades, a parceria com o IEF e com o projeto abre ainda mais possibilidades para essa troca de experiências”, ressaltou  Madelaine.

O mediador, Marcelo Araki, analista ambiental do IEF e coordenador do Conexão Mata Atlântica em Minas fez os contra pontos entre as falas dos palestrantes e deixou de antemão o convite para realização de Dias de Campo. “Nosso objetivo é difundir as informações e promover a educação ambiental, em breve vamos poder retomar nossas atividades em campo e receber nosso público alvo, que são os produtores para diversas outras formas de eventos”, explicou Araki.

Agroecologia é um trabalho recorrente entre os fomentados do projeto, apesar de não trabalhar com a certificação de orgânicos, o Conexão também tem entre seus fomentados uma boa representatividade de produtores que buscam o trabalho agroecológico e com orgânicos. A escolha do tema está bastante ligada a isso e à premissa dos webinários desenvolvidos pelo projeto, que é trabalhar a educação ambiental e extensão rural dando acesso a diversos temas pertinentes ao trabalho dos técnicos que acompanham os projetos.

Link YouTube do evento: https://www.youtube.com/watch?v=FiOEe5WVDL8&t=312s