No município de Barra do Piraí, microbacia do Rio das Flores/Ipiabas, região sul do estado do Rio, cerca de 16 proprietários rurais já manifestaram interesse em participar do Conexão Mata Atlântica, até o momento. Um deles é o agricultor Leandro Gonçalves, 48 anos, que deu início a preparação de sua proposta para o edital de seleção pública. O agricultor mantém uma produção artesanal de queijo, iogurte e manteiga, além do cultivo de hortaliças, vendidas ao comércio local.
A rotina de trabalho no Sítio Santa Marta, com cerca de 24 hectares é puxada, mas Leandro conta com o suporte da esposa Fernanda Carla, que é responsável pelas vendas e divulgação dos produtos. A filha Paula, estudante de oceanografia, foi quem quem deu a ideia do cultivo da pequena horta. "Eu não gostava muito da ideia, mas tem dado certo. Pretendo adotar outras técnicas de manejo e ampliar a produção".
O possível beneficiário do Conexão Mata Atlântica conta que ficou sabendo do projeto por meio da Emater local, um dos parceiros institucionais, e acredita que a inciativa pode ajudar os agricultores da região a aumentarem a capacidade produtiva de forma mais sustentável.
“Além de beneficiar a nossa propriedade, também beneficia o meio ambiente. É importante conscientizar as pessoas da importância de preservar os recursos naturais. Se não, vem a natureza e cobra a conta. Como aconteceu com a seca, que nos obrigou a reduzir o consumo de água e cuidar das nascentes”, afirma Leandro.