Notícias

A Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (CDRS/SAA) promoveu a capacitação sobre o Protocolo de Transição Agroecológica nos dias 3 e 4 de setembro, no Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual da Serra do Mar, em São Luiz do Paraitinga. A atividade teve o apoio do Projeto Conexão Mata Atlântica e da Fundação Florestal. 

A capacitação contou com 36 participantes da região, entre técnicos, gestores, agricultores e professores e teve atividades teóricas e práticas sobre o Protocolo, a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, do manejo ecológico do solo, da exploração sustentável de espécies nativas e da adequação ambiental dos imóveis rurais. 

Na programação, palestras, grupos de discussão, roda de conversa e visita ao Sítio Paty, que tem certificação orgânica, do produtor Maciel Luiz dos Santos. Os instrutores foram Sebastião Tivelli (APTA São Roque), Andrea Mayumi, Andréia Maceno, Fernanda Fernandes e Maira Formis (CDRS/SP). As refeições agroecológicas foram fornecidas pela Maria Helena Ramos da Silva Moradei, que também é agricultora da Associação Minhoca – Parceiros Agroecológicos. 

Mais informações sobre o Protocolo podem ser obtidas aqui.