Notícias

Mais de 180 produtores rurais de Porciúncula, Varre-Sai e Bom Jesus do Itabapoana, municípios do Noroeste Fluminense, aderiram à campanha de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos usados na agricultura promovida no último mês pela Emater e as secretarias de agricultura dos respectivos municípios, que viabilizaram os caminhões para transporte do material e mão de obra para a realização da ação.

A mobilização dos produtores rurais, que contou com o apoio do projeto Conexão Mata Atlântica, resultou em cerca de 5mil kg de embalagens plásticas (vasilhames e sacolas) e de papelão, recolhidas e enviadas aos fabricantes, responsáveis pela reciclagem do material. A ação contou ainda com apoio das lojas revendedoras dos produtos que receberam os materiais para destinação final junto ao fabricante.

O descarte incorreto das embalagens contaminadas por produtos químicos podem ser nocivos à saúde das pessoas das pessoas, animais e do meio ambiente. A legislação brasileira determina que toda embalagem de defensivos agrícolas usados na agricultura deve ser devidamente descartada para evitar contaminação.

A Lei 9.974/2000 e Decreto 4.074/2002 afirmam que as embalagens de agroquímicos, após o uso dos produtos, devem ser descartadas no prazo de um ano a partir da data da compra. O descarte fora do prazo determinado em lei ou de forma incorreta pode implicar em multa para o agricultor, o revendedor e até o fabricante do agroquímico.

No entanto,muitos produtores ainda descumprem as normas e descartam de forma inadequada o material em queimadas, aterros sanitários ilegais ou reaproveitando as embalagens. 

Segundo o engenheiro agrônomo da Emater, Miguel Ângelo Engelhardt, que coordenou a ação em Varre-Sai, a campanha educativa contribuiu para a conscientização dos agricultores. “Distribuímos um informativo no qual explicamos como deve ser feita a tríplice lavagem e o rejeite da água antes do descarte adequado da embalagem. Tivemos um bom resultado com a campanha, mas é importante que os produtores continuem fazendo a parte deles”.


Em Porciúncula, a ação foi coordenada pelo supervisor local da Emater, Flávio Gonçalves. “Coletamos dois caminhões de embalagens, somente em Porciúncula, principalmente dos produtores de citricultura, que utilizam mais agroquímicos”.

A campanha deste ano já foi encerrada, mas os produtores que não tiveram oportunidade de participar ou que adquirirem novos produtos agrotóxicos para uso nas lavouras, devem devolver as embalagens vazias aos fabricantes, como determina a legislação vigente.

Os técnicos do projeto Conexão Mata Atlântica do escritório local em Varre-Sai, Antônio Ednaldo e Paulo Zacarias, participaram da mobilização dos produtores rurais, convocando-os para levarem as embalagens várias ao ponto de recolhimento.

Para o coordenador executivo do projeto no estado do Rio, Gilberto Pereira, a iniciativa de sustentabilidade ambiental é de suma importância. “Trabalhar o recolhimento de embalagens e agrotóxicos é um dos principais trabalhos de saúde e meio ambiente na área rural. A Emater e as secretarias de agricultura municipais desempenham um importante papel de conscientização e incentivo do produtor rural”.

Saiba como fazer a destinação final das embalagens vazias de agroquímicos:

1 – Lavagem: é necessário, primeiro, esvaziar completamente as embalagens no tanque do pulverizador. Depois, deve-se adicionar água limpa em até um quarto do volume do frasco, tampe e agite por 30 segundos. Esta água também deve ser jogada no tanque do pulverizador. Repita a operação três vezes. Ela é chamada de tríplice lavagem.

2 – Após passarem pelo processo da tríplice lavagem, todas as embalagens devem ser inutilizadas (danificadas para que não sejam usadas como recipiente novamente). Para isso, corte o fundo da embalagem ou faça furos no fundo, atentando para ter a certeza de que ela não terá mais utilidade.

3 – Armazene os frascos lavados e inutilizados em um local adequado e verifique com o revendedor do produto se ele pode recolher as embalagens, ou se você deve levá-las até um local indicado, geralmente um posto de recebimento ou na própria loja.

4 – Todos os recipientes devolvidos – diretamente ou através da revenda – devem seguir para uma central de recebimento. As embalagens passam por um novo tratamento e de lá, seguem em blocos compactados e prensados para as indústrias recicladoras.

5 – É muito importante nunca se esquecer de guardar o comprovante de devolução das embalagens. Este documento deve ser apresentado sempre que a fiscalização for até a propriedade.

Para evitar riscos à saúde e ao meio ambiente, ao manusear os produtos, o agricultor também deve estar atento ao uso de equipamentos de proteção individual (máscaras protetoras, óculos, luvas impermeáveis, chapéu impermeável de abas largas, botas impermeáveis, macacão com mangas compridas e avental impermeável), além da manutenção dos equipamentos de aplicação, que devem estar sempre em boas condições de uso e lavados com água e sabão após cada aplicação.

É importante lembrar que só é permitida a utilização de produtos agroquímicos registrados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).