Notícias

O projeto Conexão Mata Atlântica está capacitando produtores rurais interessados em implementar práticas com maior potencial de geração de renda, associadas a ganhos ambientais e econômicos que gerem benefícios socioambientais, como é o caso do Sistema Agroflorestal (SAF), que integra árvores nativas e produção agroecológica. No dia 17 de agosto, dez produtores rurais de Italva, município do Noroeste do estado, participaram de visita técnica e prática para capacitação no Sistema Agroflorestal.

O Sistema Agroflorestal consiste na associação de espécies nativas com outras espécies, entre elas arbóreas, plantas herbáceas, arbustivas, culturas agrícolas e forrageiras, com ou sem integração com animais. Nessa técnica, o solo deve estar permanentemente coberto para organização, integração, equilíbrio e preservação de energia no próprio ambiente, sem a necessidade de uso de produtos agroquímicos.

Os produtores que participarem da visita técnica tiveram a oportunidade de conhecer sobre o conceito e vantagens da prática, além de aprender algumas técnicas de manejo, como a poda de árvores para a infiltração de luz solar e fertilização do solo, e dimensionar a irrigação do sistema.

A atividade em Italva foi conduzida pelos técnicos locais do projeto Antônio Cardoso e João Batista, com apoio da Emater.

Foto: Eduardo Seoane/Embrapa