Notícias

O XI Encontro Paulista de Biodiversidade (XI EPBio) será realizado dias 9 e 10 de outubro, na Secretaria da Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), em São Paulo, e vai abordar o tema Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) e Convivência humano-fauna, em quatro mesas de palestras. Organizado pela Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB/SIMA), o evento é aberto a todos os interessados e as inscrições são gratuitas. 

O primeiro dia será inteiramente dedicado ao projeto Conexão Mata Atlântica. Serão apresentadas as experiências do projeto em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, o monitoramento do projeto e suas ferramentas: PSA Proteção e Uso Múltiplo, Certificação e Cadeias de Valor. 

Na segunda mesa de debates, à tarde, serão abordadas as visões dos envolvidos: parceiros das prefeituras, técnicos de campo e os provedores dos serviços ambientais darão seus testemunhos sobre como é participar do projeto.

No segundo dia, o tema é pagamento por serviços ambientais como instrumento para políticas públicas de conservação ambiental: a evolução dos projetos no Estado de São Paulo, incentivos econômicos e soluções baseadas na natureza, e a evolução dos projetos com PSA no mundo, com um debate a respeito da Política Nacional de PSA (Projeto de Lei nº 5028/2019). 

Finalmente, a quarta mesa de debates será a respeito da coexistência humano-fauna: conceitos envolvidos, histórico de sua inserção no Conexão e seu desenvolvimento, com palestrantes do projeto e de universidades. 

Confira a programação completa e faça sua pré-inscrição no link https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/evento/xi-encontro-paulista-de-biodiversidade/