Notícias

Cerca de 100 pessoas conheceram o Projeto de Recuperação das Serras no evento “Dia de Campo”, realizado no dia 27 de setembro na Associação Comunitária de Piedade de Cima. Organizado pela Prefeitura de Visconde do Rio Branco e contando com a parceria do Instituto Estadual de Florestas, a abordagem girou em torno da adequação ambiental de propriedades rurais e técnicas de manejo e conservação de solo e água para aumento de estoque de carbono e oferta de água, que é o objetivo principal do projeto. Logo após a explicação técnica, os participantes puderam conhecer o projeto na prática, executado como exemplo na Fazenda Floresta, demonstrando a técnica de terraço (curva de nível) e barraginha.

Grande parte dos produtores da região compareceram, aproveitando para conhecer os profissionais que, em breve, estarão nas localidades executando as melhorias. “Estou participando para me contextualizar e conhecer a realidade dos vizinhos, pois em nossa propriedade na Piedade de Cima já aplicamos as técnicas que foram apresentadas e somos testemunhas de que dá certo”, contou Evânio Zanin, produtor de laranja. “Durante o processo em que os servidores da Prefeitura estiveram na minha propriedade junto com o IEF, percebi que eles estão habilitados para executar o projeto, e posso dizer que os recursos humanos estão preparados para desencadear este trabalho a nível de município”, informou Raul Cardoso, proprietário da Fazenda Floresta onde foi feita aula prática.

Para o aumento e a melhoria da “produção” de água em nascentes, a proposta possibilitará a restauração de áreas de recarga hídrica. “São três técnicas principais que a UFV identificou como necessárias: Barraginhas, Curva de nível e Cercamento de Nascentes. Conseguimos parceria com o IEF, que doou 100 mil mudas já prontas, além de mourões, arames e adubos. Estamos no primeiro ano, apresentando o que queremos fazer e convidando os proprietários a aderirem com responsabilidade”, falou João Paulo Franco, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. “A cada passo que damos para recuperar as Serras, conseguimos novos apoiadores. O IEF veio com esta ajuda importantíssima, mas conquistamos também o apoio dos Amigos do Xopotó, Rotary Club e COPASA, entre outros. Todos estamos empenhados em reter estas águas nas Serras, abastecendo as nascentes dos nossos principais mananciais”, afirmou o Prefeito Iran.