Notícias




Instituído em 22 de maio de 1992, pela ONU, o Dia Internacional da Biodiversidade tem o intuito de conscientizar a população mundial a respeito da necessidade de preservar a diversidade biológica em todos os ecossistemas.
 
Segundo dados do MMA, a Mata Atlântica abriga cerca de 20 mil espécies vegetais (35% das espécies existentes no Brasil, aproximadamente), incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Em relação à fauna, o bioma abriga, aproximadamente, 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes.


O projeto Conexão Mata Atlântica, no Corredor Sudeste da Mata Atlântica, procura aumentar a proteção da biodiversidade e ajudar a combater as mudanças climáticas, promovendo atividades de conservação, restauração e adoção de sistemas produtivos, a partir do pagamento por serviços ambientes para produtores rurais. Além de ser uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade, a Mata Atlântica fornece serviços ecossistêmicos essenciais para os 145 milhões de brasileiros que vivem nela.


As florestas e demais ecossistemas que compõem a Mata Atlântica são responsáveis pela produção, regulação e abastecimento de água; regulação e equilíbrio climáticos; proteção de encostas e atenuação de desastres; fertilidade e proteção do solo; produção de alimentos, madeira, fibras, óleos e remédios; além de proporcionar paisagens cênicas e preservar um patrimônio histórico e cultural imenso.