Notícias

A família de Yujo Uehara sempre foi apaixonada pela ideia de desenvolvimento sustentável. Adubo verde, horta orgânica, café, árvores frutíferas: esse é o desenho da propriedade dos Uehara, no papel. E, agora, o Sítio das Cerejeiras também está ficando assim na realidade.

A filha de Yujo, Shirley, conta que a assessoria de profissionais da área agrícola foi fundamental para colocar o plano em prática. “Com a ajuda do nosso técnico de apoio, o Rogério Moraes de Aquino, estamos fazendo de forma correta a biodiversidade dos manejos de plantio que tínhamos em mente há muito tempo, mas não sabíamos como e nem por onde começar”.

“Hoje, com a ajuda da equipe técnica do projeto Conexão Mata Atlântica, estamos preparando a terra com adubação verde, para nossa futura horta orgânica, e isso também melhorou o nosso pomar de plantio consorciado de café e frutíferas. Em outra área, plantamos sementes de árvores nativas como jussara, mudas de guatambu amarelo, cabeludinha, araticum (fruta do conde) e laranja de macaco”, relata a irmã de Shirley, Érica.

O Sítio das Cerejeiras também contará com um biodigestor para o descarte correto dos dejetos dos moradores da casa. Para coroar as mudanças, ganhará novas moradoras: abelhas sem ferrão, que irão ajudar na polinização das plantas.

“Isso é apenas o começo. Estamos desenvolvendo o sítio a passos de formiguinha”, conta Erika. Emocionada, Shirley completa: “mas é a realização de um sonho que não é só individual, é de uma família inteira que ama esse sítio que é nosso há 40 anos”.