Notícias

Dialogar sobre a construção de uma Política Pública de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Esse foi um dos objetivos da Feira Virtual de Saberes e Sabores, promovida pelo projeto Conexão Mata Atlântica, em parceria com Associação Biodinâmica, Akarui, Ong Serafim, PDRT-Suzano e Prefeitura de São Luiz do Paraitinga, em junho, em São Luiz do Paraitinga.

A proposta do evento foi mobilizar atores locais e regionais para ampliar a conversa sobre o tema, percebendo os caminhos possíveis para fortalecimento e implementação de políticas públicas. Também foram apresentadas as experiências positivas do Vale do Paraíba que vêm aproximando e re-significando as relações entre consumidores e agricultores,  por meio dos circuitos curtos de aquisição de alimentos.

Um dos temas, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, foi contextualizado de acordo com as especificidades da região e ainda abordou as ações e desafios, os avanços e a relação entre a sociedade civil e o poder público para o seu desenvolvimento. 

Outro assunto na pauta foi a Reestruturação dos Sistemas Agroalimentares locais, que contou com as experiências do núcleo de CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura), de Monteiro Lobato, e da iniciativa do Instituto Baó, de São José dos Campos, inspirada da prática do instituto Chão, de São Paulo. 

A Campanha Divino Alimento, realizada em São Luiz do Paraitinga, também foi apresentada durante a feira virtual.

O evento contou com duas ações culturais, sendo a primeira, uma exposição fotográfica da rede de mobilização da campanha Divino Alimento, como fotos da rede de interação e integração necessária para que o alimento agroecológico chegue até as mesas. 

A segunda ação cultural foi a publicação do e-book (livro digital) de receitas alimentícias, produzido em parceria com a ONG Serafim. A ideia é apresentar formas diferentes e afetuosas de preparar os alimentos de época e locais e promover a aproximação entre agricultores e consumidores, incentivar a alimentação saudável pela população e es estimular a adesão ao grupo de consumidores locais.

Confira aqui a exposição e também no Youtube. E aqui acesse o e-book de receitas on-line.

.