Notícias



Os resultados alcançados após 4 anos de trabalho na Fazenda Santa Cruz, unidade modelo do Projeto Conexão Mata Atlântica, localizada em São Francisco do Glória, na Zona da Mata Mineira, serão conhecidos durante visita técnica realizada pelo Governo de Minas, na propriedade, na próxima quarta-feira (29/09). O local conta com três projetos técnicos na modalidade de sistemas agroflorestais, que intercalam plantio de milho, pastagem, eucalipto, mogno, café e abacate, além de dois projetos de sistema silvipastoril, de mogno e de eucalipto; e ainda mais dois de fomento ambiental.  

Executado em Minas Gerais pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), o projeto Conexão Mata Atlântica abrange duas sub-bacias pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – a dos Rios Pomba e Muriaé e a dos Rios Preto e Paraibuna. O objetivo do projeto é a recuperação ambiental de 2.200 hectares por meio de incentivos como, doação de material para cercamento, insumos para plantio, mudas e contratação de empresas para execução das ações de cercamento e plantio.

O Projeto Conexão Mata Atlântica é realizado com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environmental Facility – GEF), tendo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) como executor financeiro.

VISITA TÉCNICA

A visita técnica contará com a presença da secretária de Estado de Meio Ambiente de Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo; da diretora-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Maria Amélia Lins; do coordenador do projeto Conexão Mata Atlântica e analista ambiental do IEF, Marcelo Araki; de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentre outras autoridades.

O encontro terá ainda a presença de representantes da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec); da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), deputados da região, além do prefeito de São Francisco do Glória, Wallace Ferreira Pedrosa, técnicos do IEF, da Emater, do Corpo de Bombeiros Militar e Polícia de Meio Ambiente.