Notícias

INSTITUTO DOA MUDAS E MATERIAIS PARA PROJETO AMBIENTAL DA PREFEITURA DE VRB

Para treinar cerca de 20 servidores que estarão no plantio e demais atividades do Projeto de Recuperação das Serras de Piedade de Cima e Santa Maria, a Prefeitura de Visconde do Rio Branco fez uma parceria com Instituto Estadual de Florestas (IEF), promovendo uma capacitação no dia 09 de janeiro, no Anexo Administrativo. Outro benefício que a parceria proporcionou foi a doação de 100 mil mudas e adubo para o reflorestamento das áreas de nascentes, além de materiais para o cercamento como mourões, arame, balancinho e grampo. A primeira remessa de produtos foi entregue no dia 20 de dezembro, e há previsão para a aplicação do projeto nas propriedades ainda em janeiro.

O planejamento da Prefeitura foi ao encontro do Projeto Conexão Mata Atlântica do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), gerido pelo IEF. “Nossos objetivos tem como norte o sequestro de carbono; fazer conexão de fragmentos florestais remanescentes para aumentar o fluxo genético, e conservação da biodiversidade. E o projeto da Prefeitura de VRB cumpre estes três parâmetros e posso dizer que tem sido a parceria mais proveitosa, visto que estamos em mais de 40 cidades de Minas”, informou Dalyson Cunha, Técnico do IEF responsável pela capacitação.


Dez proprietários estão aptos para receber o investimento, aprovados pelo BID. “Todas as propriedades que receberem este investimento serão monitoradas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, coordenada pelo João Paulo Franco, para acompanharmos a evolução e o processo de recuperação das áreas em que plantamos, cercamos nascentes e fizemos curva de nível ou barraginhas. Por fim, apresentaremos um relatório final com os resultados, pois estamos recebendo um investimento internacional é estamos encarando este incentivo com muito respeito e motivação”,  afirmou o Prefeito Iran.