Notícias



O Centro de Estudos e Desenvolvimento Florestal (Cedef) de Viçosa, estrutura ligada ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), foi reinaugurado nesta quinta-feira (30/9), após passar por reformas. O Cedef funciona dentro da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e serve como ponto estratégico da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Mata, do IEF. Ele apoia o Instituto na realização de capacitações, estudos e projetos, e no trabalho de georeferenciamento de estudos para criação de unidades de conservação, além de ações ligadas ao fomento florestal e ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).  

A reforma, ao custo de R$ 320 mil, foi financiada com recursos do Projeto Conexão Mata Atlântica, para o qual o Cedef também tem trabalhos conjuntos. Durante a obra, foi feita a troca de toda a estrutura elétrica, hidráulica e de telefonia do espaço, além da reforma do telhado, renovação de reboco, nova pintura, troca de janelas e pisos, serviços de jardinagem, adequações para acessibilidade e instalação de sistema de prevenção a incêndios.  

O evento de inauguração contou com a presença da diretora-geral do IEF, Maria Amélia Lins; do coordenador do projeto Conexão Mata Atlântica e analista ambiental do IEF, Marcelo Araki, de representantes da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC) como executor financeiro, dentre outras autoridades.  

O supervisor da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade da Zona da Mata – URFBio Mata, Laio Verbeno, deu as boas vindas aos presentes e ressaltou a importância do trabalho em parceria. "O Cedef realiza um papel fundamental em nosso regional, é uma honra ver o espaço renovado e a capacidade de trabalho otimizada. A reforma vai beneficiar ainda mais nossos projetos", o supervisor destacou ainda a presença de ex coordenadores no centro que participaram do evento. 

"O Cedef é hoje o ponto focal do Conexão Mata Atlântica na Zona da Mata, a reforma e as melhorias são compromissos de equipe aos quais ficamos honrados em cumpri-los", afirmou Marcelo Araki, coordenador do Conexão Mata Atlântica em Minas Gerais. 

Representando o reitor da UFV, participou da cerimônia o pró reitor de administração da Universidade, Professor Taciano Oliveira. O pró-reitor agradeceu a parceria com o IEF e disponibilizou, mais uma vez, a estrutura da instituição para esse trabalho que já vem sendo desenvolvido desde de 1998. "Nosso corpo docente e discente está à disposição e abertos a ampliar ainda mais a parceria já fundamentada em tantos anos de trabalho conjunto", concluiu Oliveira. 

Fechando a solenidade, a diretora-geral do IEF, Maria Amélia Lins, falou também sobre a parceria entre as instituições e os ganhos com as trocas entre Universidade, IEF e Conexão Mata Atlântica. "O Conexão Mata Atlântica é um projeto importante não só para a região, mas para o país sua execução pelo IEF é uma honra", encerrou a diretora seguindo ao convite para que todos conhecessem as estruturas do Cedef. 

Conexão Mata Atlântica

O Projeto Conexão Mata Atlântica em Minas Gerais se desenvolve sob a gestão do IEF. Sua área de atuação abrange duas sub bacias pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, a dos Rios Pomba e Muriaé e a dos Rios Preto e Paraibuna. O objetivo do projeto é a recuperação ambiental de 2.200 hectares por meio de incentivos como doação de material para cercamento, insumos para plantio, mudas e contratação de empresas para execução das ações de cercamento e plantio. 

O financiamento é feito com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environmental Facility – GEF), tendo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC) como executor financeiro.