Notícias

A exposição itinerante “Histórias de quem produz e preserva”, que conta a trajetória de produtores rurais prestadores de serviços ambientais reconhecidos pelo projeto Conexão Mata Atlântica no Rio de Janeiro, desembarcou no Rotary Club de Valença, no dia 19 de setembro. O evento de lançamento, que contou com a presença de dos técnicos locais, produtores rurais, representantes de diversas instituições e parceiros do projeto, teve um momento especial dedicado à artesã Dona Elza da Silva (in memoriam), do Assentamento Fazenda da Conquista, em Valença, uma importante líder comunitária e beneficiária do projeto.

Dona Elza, que também foi presidente da associação de moradores do assentamento, faleceu em junho deste ano, pouco depois do projeto concluir as gravações dos vídeos e das fotos da exposição, das quais ela participou, mas não teve a oportunidade de ver. Seis dos nove filhos de Dona Elza estiveram presente para receber a homenagem: uma foto da artesã com suas bolsas feitas com palha de taboa. Também foi exibido um vídeo que contou um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido na propriedade da família. Clique para assistir.


O coordenador executivo do projeto, Gilberto Pereira, aproveitou a ocasião para apresentar o vídeo institucional do projeto e a evolução das ações na região, que têm contado com diversos parceiros, entre eles a Emater-Rio e o Centro Universitário UNIFAA. “Uma dos propósitos do Conexão é valorizar o trabalho e a vida no campo. Não imaginávamos que teríamos tantas histórias emocionantes para contar. A história da família da Dona Elza é uma delas”.

A presidente do Rotary Club, Lúcia Maria Gonçalves, que gentilmente abriu as portas para receber a exposição, deu as boas-vindas ao projeto em sua fala. “O meio ambiente é uma das causas apoiadas pelo Rotary Club. É um prazer para nós receber essa exposição que tem trazido muitos benefícios para Valença e região”.

A coordenação do projeto comunicou, ainda, sobre a importância dos produtores rurais beneficiados concluírem a comprovação da execução do Salto Tecnológico para liberação da segunda parcela do PSA e participação no próximo edital de seleção pública, que terá como foco ações de restauração florestal e práticas agroflorestais. O novo edital está previsto para ser lançado ainda este ano.

A exposição ficou aberta à visitação no Rotary Club de Valença entre os dias 19 e 26 de setembro.