Notícias

Depois de uma temporada no Noroeste Fluminense, a exposição itinerante “Histórias de quem produz e preserva”, sobre a trajetória de produtores rurais reconhecidos pelo projeto Conexão Mata Atlântica como prestadores de serviços ambientais, passou pelos municípios de Valença e Barra do Piraí, algumas das áreas de atuação do projeto no Estado. Durante o meses de agosto e setembro, a exposição recebeu a visita de cerca 400 pessoas, entre alunos da rede pública e privada de ensino, sociedade em geral, parceiros locais, produtores rurais e beneficiários do projeto Conexão Mata Atlântica.

A exposição cumpriu um roteiro agitado durante esse período. Entre os dias 9 e 22 de agosto, a exposição esteve no Centro Universitário UNIFAA e no estante da instituição na Festa da Glória, em Valença. No município de Barra do Piraí, passou pelo Casarão de Ipiabas (3 a 10 de setembro) e pela Expo Barra do Piraí 2019 (11 a 15 de setembro). De volta a Valença, a exposição recebeu o público de 19 a 26 de setembro, no Rotary Club de Valença. A temporada no Médio Paraíba contou com o importante apoio de parceiros institucionais como a Emater-Rio, o Centro Universitário de Valença (UNIFAA), prefeituras e associações locais.

A exposição recebeu a visita de alunos de cinco escolas da região: Ciep Prof Luciano Gomes Ribeiro (Valença); Escola Jorge de Freitas Tinoco (Ipiabas, Barra do Piraí); E. M. Pres. Tancredo de Almeida Neves (Valença); Colégio Sagrado Coração de Jesus (Valença); CEJA Doutor Oswaldo Da Cunha Fonseca (Valença) e Polo Agrícola - C.I.A Monsenhor Tomás Tejerina de Prado (Valença). Veja a galeria de fotos, abaixo.


Os 11 prestadores de serviços ambientais retratados na exposição representam os 164 produtores rurais reconhecidos pelo projeto Conexão Mata Atlântica por adotarem ações de conservação e restauração de floresta nativa e implementarem práticas agrícolas sustentáveis, como os sistemas silvipastoril e agroflorestal. Dentre os produtores contemplados pelo projeto no primeiro edital, 39 são dos municípios de Valença (30) e Barra do Piraí (9).

A exposição traz 43 fotos do fotojornalista Gustavo Stephan e da engenheira florestal Luana Bianquini. O objetivo é valorizar a história e o trabalho de proprietários rurais que prestam serviços ambientais e conscientizar mais produtores rurais e a sociedade em geral sobre a importância de ações ambientais de conservação e recuperação florestal para o desenvolvimento sustentável no meio rural.

Além de responsável pela produção dos alimentos que chegam à nossa mesa, o produtor rural desempenha um papel social e ambiental fundamental na preservação dos recursos naturais necessários para a garantia da produtividade da terra e da manutenção da vida no campo e na cidade.

Ações de conservação e restauração da floresta, assim como a adoção de práticas produtivas mais sustentáveis, contribuem para a redução dos níveis de gás carbônico (CO2) na atmosfera, ajudam na provisão da água e na manutenção da biodiversidade da flora e da fauna.