Depois de uma temporada no Noroeste Fluminense, a exposição itinerante “Histórias de quem produz e preserva”, sobre a trajetória de produtores rurais reconhecidos pelo projeto Conexão Mata Atlântica como prestadores de serviços ambientais, passou pelos municípios de Valença e Barra do Piraí, algumas das áreas de atuação do projeto no Estado. Durante o meses de agosto e setembro, a exposição recebeu a visita de cerca 400 pessoas, entre alunos da rede pública e privada de ensino, sociedade em geral, parceiros locais, produtores rurais e beneficiários do projeto Conexão Mata Atlântica.
A exposição cumpriu um roteiro agitado durante esse período. Entre os dias 9 e 22 de agosto, a exposição esteve no Centro Universitário UNIFAA e no estante da instituição na Festa da Glória, em Valença. No município de Barra do Piraí, passou pelo Casarão de Ipiabas (3 a 10 de setembro) e pela Expo Barra do Piraí 2019 (11 a 15 de setembro). De volta a Valença, a exposição recebeu o público de 19 a 26 de setembro, no Rotary Club de Valença. A temporada no Médio Paraíba contou com o importante apoio de parceiros institucionais como a Emater-Rio, o Centro Universitário de Valença (UNIFAA), prefeituras e associações locais.
A exposição recebeu a visita de alunos de cinco escolas da região: Ciep Prof Luciano Gomes Ribeiro (Valença); Escola Jorge de Freitas Tinoco (Ipiabas, Barra do Piraí); E. M. Pres. Tancredo de Almeida Neves (Valença); Colégio Sagrado Coração de Jesus (Valença); CEJA Doutor Oswaldo Da Cunha Fonseca (Valença) e Polo Agrícola - C.I.A Monsenhor Tomás Tejerina de Prado (Valença). Veja a galeria de fotos, abaixo.