Notícias

Criado em 1977 e ampliado em 2010, o Parque Estadual Serra do Mar (PESM) é a maior Unidade de Conservação de toda a Mata Atlântica. Seus 332 mil hectares protegem o bioma em 25 municípios paulistas, conectando  florestas da Serra do Mar desde o Rio de Janeiro e Vale do Paraíba até o litoral sul do estado de São Paulo. No dia 30 de agosto, esse tesouro da biodiversidade brasileira completou 42 anos e, para celebrar a data, os Núcleos Itariru e Santa Virgínia promoveram uma diversificada programação, juntamente com parceiros da região. 

No Núcleo Itariru as atividades contaram com a presença dos produtores atendidos pelo Projeto Conexão Mata Atlântica e da comunidade da Zona de Amortecimento, além de lideranças locais e autoridades dos municípios da região. 

As comemorações tiveram início com a inauguração do totem na Trilha do Juçara, plantio de mudas de palmito-juçara e inauguração do sistema de monitoramento por câmeras da sede administrativa do Núcleo Itariru, o que contribuirá para a segurança e a preservação do local. 

Ainda na agenda, a apresentação teatral Somos Todos José, uma reflexão sobre o papel do agricultor para o desenvolvimento da sociedade e para a preservação da biodiversidade, com a valorização das atividades exercidas no meio rural. 

O Projeto Conexão Mata Atlântica apresentou os resultados de suas ações no local e entregou cheques simbólicos a produtores da região que aderiram ao Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Também estabeleceu estratégias de fortalecimento da política regional para comercialização de produtos de transição ecológica e certificados e definiu uma agenda com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo para encaminhamento das providências necessárias. 

O Núcleo Santa Virgínia comemorou a data com programação esportiva: corrida, caminhada e yoga. A edição deste ano recebeu a inscrição de 80 atletas. Com percursos de 7,5 km e 16 km, os participantes desfrutaram de uma atividade física nas Trilhas do Rio Ipiranga e dos Eucaliptos, locais que cruzam trechos de florestas conservadas, cachoeiras e corredeiras da Bacia Hidrográfica do Rio Paraibuna. Já os familiares dos atletas e amigos do parque participaram de caminhada de 5,7 km pela trilha da Pirapitinga. 

A realização do evento teve o apoio da Menecucci Eventos Esportivos, colaboradores da UC, viaturas da UC e da Prefeitura Municipal de São Luiz do Paraitinga.