Notícias

O Projeto Conexão Mata Atlântica promoveu oficinas de manejo de frutos da palmeira-juçara (Euterpe edulis) em São Francisco Xavier e Bananal, nos meses de agosto e setembro. As ações são voltadas a capacitação de beneficiários e ao fomento de cadeias de valor sustentável (CVS) em ambos os territórios de abrangência do Projeto Conexão Mata Atlântica. 

Realizadas em parceria com a equipe da Associação Juçara Viva (Resende-RJ), as oficinas foram ministradas pelos colheitadores Alexandre Severo dos Santos (“Caminhão”) e Cláudia Luísa de Oliveira, que compartilharam um pouco de toda a experiência adquirida ao longo de duas décadas de manejo dessa espécie em fragmentos de Mata Atlântica na região sul e sudeste. 

Em São Francisco Xavier, as atividades ocorreram nos dias 26 e 27 de agosto, com práticas de coleta de frutos, fabricação e degustação da polpa. Teve também palestra da bióloga Alecsandra Tassoni (Save Brasil), que abordou a importância da espécie para a restauração das populações de jacutinga na região da Serra da Mantiqueira. Participaram beneficiários e equipe técnica do projeto e representantes das comunidades de São Francisco Xavier e Monteiro Lobato, com apoio de Carlos Rochelle, que cedeu sua propriedade para o momento das práticas de colheita e processamento. 

Em Bananal, a oficina foi organizada pelo consórcio Crescente Fértil e Plural Cooperativa, em 6 de setembro. A palestra abordou desafios, resultados e aspectos gerais do manejo da palmeira. As ações práticas foram realizadas na propriedade rural de Leonardo Augusto Mynssen Correa, com o treinamento de escalada em palmeiras e utilização de equipamentos específicos para a colheita dos frutos da juçara, além de uma abordagem sobre a produção de mudas. Por fim, foram apresentadas boas práticas no processamento de polpa. Todas as informações contribuem para os avanços no fomento da cadeia de valor sustentável nos territórios de abrangência do Projeto Conexão Mata Atlântica.