Notícias



O Projeto Conexão Mata Atlântica fechou recentemente uma parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces) para apoio às Cadeias de Valor Sustentável. No plano de trabalho estão previstos diagnósticos sobre agentes territoriais, treinamentos em planos de negócios para a equipe técnica do projeto a fim de aplicar o conhecimento com produtores beneficiários, além de diálogos para abertura e mobilização de mercado com o poder público municipal e redes varejistas. 

A parceria tem duração de oito meses e ao final do processo está prevista a publicação dos resultados. 

Ainda sobre sustentabilidade, a FGVces promoveu, no último dia 12 de setembro, um evento sobre o projeto Bota na Mesa, com premiação de 12 projetos. Foram mais de 80 inscritos com os temas Mudança do Clima, Transição Agroecológica e Inovação, de todas as regiões do país, com o objetivo de inspirar a construção de referências de atuação para empresas e governos da cadeia de agricultura e alimentação. 

Entre os projetos premiados, destacamos o Protocolo de Transição Agroecológica do Estado de São Paulo, que estimula a transição da produção agrícola convencional para sistemas de produção mais sustentáveis, como os orgânicos, agroecológicos ou naturais, com o objetivo de aumentar a oferta de alimentos saudáveis para a população, aumentar o acesso a mercados para agricultores, agregar valor ao produto em transição, propiciar melhor competitividade e renda da agricultura familiar.  

No projeto Conexão Mata Atlântica, mais de 60% dos beneficiários optaram pelo Protocolo de Transição Agroecológica, demonstrando a preocupação com a sua própria saúde, a do meio ambiente e de quem consome seus produtos, migrando para uma agricultura mais sustentável que beneficia a todas e todos.