Notícias


A Rádio Conexão Mata Atlântica vai com os produtores para o campo e divulga editais, dá dicas de plantio, une os agricultores em torno de objetivos em comum. Produzido pela equipe técnica do projeto em São Paulo, o podcast, iniciado em 27 de outubro, tem produção semanal e pretende manter os proprietários rurais participantes do projeto bem informados.

Os programas são distribuídos em grupos de whatsapp, visando agilizar o processo de comunicação com pessoas que, muitas vezes, não possuem o costume de utilizar e-mail e têm acesso restrito à internet. Também, estão disponíveis no site do projeto. 

As três primeiras edições do podcast tiveram como objetivo divulgar o edital de distribuição de mudas de espécies nativas com interesse comercial. O primeiro programa foi dedicado ao lançamento do edital e chamamento para a participação. O segundo, tratou de espécies nativas frutíferas. O programa 3, por sua vez, teve por tema a composição dos conjuntos de mudas disponíveis no edital e sua importância como "poupança verde" para o futuro.

Divulgado após o término do prazo para adesão ao edital, em 10 de novembro, o programa 4 foi um depoimento de produtor participante do Conexão a um dos técnicos do projeto. O programa 5 abordou as etapas para receber o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). O sexto trouxe um balanço da adesão ao edital de distribuição de mudas nativas pela coordenadora do projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, Luiza Saito.

O programa 7 abordou a temática das emergências climáticas e atividades na área rural, e o programa 8 apresentou dicas de como plantar mudas nativas.