O produtor Carlos Martins Rosa, do Assentamento PA Vida Nova, no distrito de Ipiabas, no município de Barra do Piraí, é um dos beneficiários do Conexão Mata Atlântica que já começou a aplicar os recursos do PSA. A propriedade do senhor Carlos é uma importante prestadora de serviços ambientais. Cerca de 22% da propriedade é uma área remanescente de Mata Atlântica: 28 hectares de floresta nativa - o equivalente a 40 campos de futebol.
Animado com a possibilidade de crescer, o senhor Carlos não perdeu tempo e com o recurso do PSA já adquiriu equipamentos que vão ajudar ele e a família – a esposa Maria e os três filhos também trabalham na lavoura – a ampliarem a produção. Foi adquirido um microtrator, para preparo do solo para o plantio de leguminosas e hortaliças, uma carretinha para transporte de insumos e produção, uma roçadeira, uma motosserra, além de materiais para construção de um rancho para guardar todos os equipamentos.
Segundo o coordenador executivo do Conexão Mata Atlântica no Rio, Gilberto Pereira, a propriedade do senhor Carlos, que é agricultor familiar e assentado de programa de reforma agrária do estado, será a mais impactada positivamente pelos recursos do projeto. “Com a assistência técnica do projeto em parceria com a Emater local, eles terão como crescer, mantendo a área de floresta preservada e ainda poder receber pela prestação desse serviço ambiental. O projeto deles é muito bonito, com agricultura orgânica e sustentável. Será um grande prazer para nós poder contribuir para o sucesso das ações na propriedade!”.