Notícias

De um lado da pista, fragmentos de Mata Atlântica conservados em fazendas, reservas particulares do patrimônio natural (RPPNs) e o Parque Estadual dos Três Picos. Do outro lado, a Reserva Biológica de Poço das Antas. No meio, a BR-10, recentemente duplicada na altura do km 218, no município de Silva Jardim (RJ). Entre ambos, tentando fazer a travessia, um animal que se encontra atualmente em perigo de extinção: o mico-leão dourado.

Para driblar a ameaça à espécie símbolo da Mata Atlântica que só existe naquela região, a Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD) conseguiu, após ampla batalha empreendida desde 2012, que a concessionária responsável pela construção da rodovia fosse obrigada a erguer uma passarela para mitigar o risco de atropelamento ao atravessar a pista construída no território originalmente habitado pela fauna nativa.

Para que deixe de estar em risco de extinção, a população de micos-leões-dourados deveria ser de pelo menos 2 mil animais vivendo livremente em 25 mil hectares de florestas protegidas e conectadas, segundo a AMLD. Atualmente há estimados 2.500 animais no total. A conexão de fragmentos de matas é estratégica nesse sentido.

Os simpáticos macaquinhos ainda ganharam 15 passagens subterrâneas, 10 estruturas que ligam copas de árvores situadas em lados opostos da estrada, 9 passagens sob pontes, mais de 30 quilômetros de cercas e um sistema de sinalização para motoristas indicando a presença de animais silvestres na região, tudo isso na mesma BR-10, na região entre Rio Bonito e Casimiro de Abreu.

Após a verificação dos resultados obtidos pela construção do viaduto, um outro deverá ser construído na altura do km 240. Em outros países, a estratégia já foi testada e aprovada: existem 30 deles na Holanda, onde há mais 20 em planejamento. No Canadá, só o Parque Nacional Banff tem 44 passagens: seis viadutos vegetados e 38 passagens subterrâneas.

O viaduto possui 54 metros de comprimento por 20 metros de largura e é arborizado por mudas de espécies vegetais nativas da região. Em um momento do futuro, a travessia será repleta de árvores, pelas quais passarão micos-leão-dourados, preguiças-de-coleira, onças-pardas, tatus, cachorros-do-mato e tamanduás-mirins.